sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

SESSÃO HOMENAGEM - MÉRCIA GAMA

Olá pessoal!
Tudo bem?
Feliz Ano Novo!!!
Como primeira postagem do ano de 2016, queria dedicar uma homenagem para uma grande amiga! Tempos atrás, eu escrevi uma resenha sobre um, dos inúmeros, livros que ela escreveu: O MISTÉRIO DE LAGOA SANTA. Então queria repeti-la para vocês! Bom, com vocês minha querida e talentosa amiga MÉRCIA GAMA que faz muito pela nossa literatura Taubateana!

O MISTÉRIO DE LAGOA SANTA
Mércia Gama
2014

SINOPSE: Aílton volta para a fazenda abandonada de seus avós, a fim de resgatar histórias e descobrir os mistérios que rodeiam Lagoa Santa. Na fazenda, as buscas começam logo no primeiro dia. Nos dias que se seguem, com auxílio de Izadora, sua nova amiga, ele encontra as chaves e portas começam a se abrir, desvendando o mistério que ronda esse lugar.
OPINIÃO: Quando lê o título “O Mistério de Lagoa Santa”, instiga querer desvendar esse mistério do livro, mas seu começo deixa um pouco a desejar pela falta de aprofundamento de detalhes de motivos de Aílton desvendar este mistério. Entretanto, no término do livro, a autora revelando o mistério finaliza a história com êxito. O tamanho do texto pode causar confusão entre conto e um romance para o leitor, porém isso não afeta na compreensão do texto. O vocabulário é simples e rebuscado, uma coisa bem diferente da maioria dos livros e que vale um elogio deste que vos escreve. Há dois tipos de coisas que vale ressaltar: a ausência do travessão no início do penúltimo que pode causar falta de entendimento se no parágrafo a um diálogo ou a narração do protagonista; falando no protagonista, os dois últimos capítulos há uma confusão de narrador em primeira pessoa ou terceira pessoa, mas em dois parágrafos o narrador/personagem vira onisciente coisa difícil num narrador em primeira pessoa. Para finalizar, os detalhes dos cenários fazem o leitor resgatar suas memórias afetivas, como se o mesmo estivesse junto com Aílton em Lagoa Santa.  

NOTA: 8,5






Nenhum comentário:

Postar um comentário