domingo, 28 de fevereiro de 2016

HOMENAGEM - MÉRCIA GAMA

Tempos atrás, aqui mesmo neste blog, tentei homenagear uma querida amiga, mas devido a um equívoco deste que vos escreve, as honras ficaram simples. A amiga em questão se chama Mércia Gama: que além de escritora, artista plástica, é uma das professoras que mais luta pela classe e pela cultura taubateana, por isso merece todas as homenagens. A conheci em Resende-RJ, num evento literário que participamos lá. Desde que a conheci me encantei com o jeito simples e festeiro dela, pois onde ela está anima a todos. Por isso, conheçam um pouco dela neste texto que a mesma me passou:

A CHAVE MESTRA

Neste mês de outubro existe uma série de eventos comemorativos que envolvem a nossa cidade, a região e o Brasil.
Na nossa cidade Taubaté, no inicio do mês, dia quatro, festeja-se o padroeiro, São Francisco de Assis, de origem italiana, homem de humildade impar, vida simples voltada à caridade. O Santo protetor dos animais, do meio ambiente, sempre atento a tudo que se refere à natureza, sensibilidade única quando entoou o cântico as criaturas. (1224),
Na região na cidade de Aparecida do Norte, dia doze, festa da Padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida, que envolve toda a comunidade católica brasileira que vem para cá participar dos eventos programados.
Nesta data também se festeja o dia das crianças em todo o Brasil, um olhar especial à infância e enfatiza nossa responsabilidade para com elas em todos os sentidos.
Os sentidos que envolvem a infância só tomam sentido com a Educação e esta vem do berço, diz nossos avós, se percebe que uma criança é educada em família quando ela tem em si os Valores reais que a permite ser uma pessoa do bem e para o bem.
A Educação vem do berço, como já foi dito, e ela se completa na Escola na pessoa do Mestre, do Professor e a criança, o jovem acumulará aos valores recebidos em família o conhecimento que proporcionará a razão de ser, pois antes é preciso ser para depois ter, uma verdade esquecida por muitos pais, muita gente que ambiciona o material, o ter, esquecendo–se do principal o ser.
A Educação é a chave mestra de um país, pois ela permite abrir todas as portas. É na pessoa do Professor, desde os primeiros passos na educação Infantil até os cursos universitários, Mestrados e Doutorados, que ela acontece e dia quinze é dia dedicado a Educação em homenagem ao Professor.
Ser Professor hoje é na certeza a escolha da alma, é saber realmente da grandeza da profissão, não como profissão em si, mas como educador, pois educar significa acolher, cuidar e transformar.  Você professor é, e será sempre a peça fundamental em todo universo que envolve a Educação, pois sem você ela não existe. Seria como uma aquarela sem suas cores.
A tecnologia pode evoluir, avançar, ir além do imaginário, mas se não existir a figura humana, sábia, solidária e de grande amor pela vida, o professor, a sociedade não sobreviverá, está acima de todas as profissões sem se valer do poder e da prepotência e sim ser importante nos corações das crianças, jovens e adultos. Escolher o caminho da Educação é um desafio com a própria vida, comprometimento com o tempo, porque sabes que ainda vale a pena e ela vivenciada é grandiosa e só ela é capaz de transformar a vida para melhor e determinar o acontecer. Professor saiba que se traçar este perfil você nunca será esquecido, como também se deixar de traçar também não será esquecido e por certo o aluno não terá nenhum prazer de encontrá-lo. Reflita!
Professor lembre-se você é especial aos olhos de Deus e Ele conta com você e por mais difícil que possa ser sua caminhada confie Ele está sempre com você! Sempre!  Parabéns pelo dia do Professor!
A EDUCAÇÃO É A CHAVE MESTRA DE UM PAÍS!


Nenhum comentário:

Postar um comentário