domingo, 15 de janeiro de 2017

AVALIANDO COISAS - E SE... - GIOVANNA VACCARO

E se...
Giovanna Vaccaro
2015

SINOPSE: Logan Moore tem todos os direitos quando reclama de sua vida. Ele foi baleado em um beco escuro e mandado para um reformatório injustamente. Tudo o que ele quer é cumprir seu tempo naquela mini prisão e, então, sair e viver sua vida normalmente.
No entanto, Olivia chega para mudar todos os cursos de sua vida, fazendo Logan se apaixonar da pior maneira possível.
O que Logan não sabia era que o destino lhe dera uma chance de consertar seus erros e os erros das pessoas que ama. Em um segundo, ele se vê preso a uma pergunta insistente: Acreditar ou não acreditar quando seu pai diz que há uma maneira de viajar no tempo e evitar que uma grande tragédia aconteça mais para frente?
Logan, desacreditado, no entanto, decide enfrentar as barreiras do espaço-tempo e descobre que essa escolha talvez tenha sido a pior de sua vida. Problemas que traumatizam Olivia, mortes e até amizades desfeitas são algumas das causas pelas quais Logan está disposto a arriscar sua vida e... Seu tempo.
OPINIÃO: Antes de começar a resenha, queria dizer o quanto Giovanna Vaccaro foi importante na minha vida literária. Ela, além de ter sido oficialmente a primeira autora nacional a ter uma resenha aqui, foi com o livro Procura-se que ela, como leitor, me fez os autores nacionais e seus livros maravilhosos.
Depois das considerações iniciais, vamos à resenha, né? Pois é isso que vocês querem. hahaha
Antes de ler o ‘E Se...’, eu tinha acabado com um extremamente denso e me deixou um pouco mentalmente cansado que é: ‘O Menino do Pijama Listrado’ (a última resenha de 2016). Mas quando comecei o livro da Giovanna, todo aquele cansaço mental acabou.
“E por que isso?”, vocês me perguntam.
O ‘E SE...’ tem uma história instigante, com muitas reviravoltas e um final digno de filmes. A autora consegue isso com um texto totalmente dinâmico e ÓTIMO! – tenho que frisar isso. Há muitas descrições, porém elas não são maçantes e nos dão uma boa ideia de lugares e ações das personagens durante a narrativa.
Falando nas personagens, a autora as desenvolveu muito bem, colocando, na minha opinião, uma característica muito peculiar de sua personalidade: a espontaneidade. Isto deixou, principalmente os momentos dramáticos na trama, mais leves. Como opinião pessoal, gostei muito do protagonista, Logan, o achei um excelente narrador para o enredo.
Eu sei que nas histórias de Sci-fi ou ficção científica, como preferirem, aliado a outro gênero, geralmente o romântico, tem muito clichê e isso também acontece no livro de Giovanna Vaccaro. Acredito que para tentar sair disso, a autora se inspirou em outras fontes e por isso, em algumas partes do livro tive um Dejà Vú ou traduzindo: ‘já vi isso em algum lugar’, mas nada que incomodasse este que vos escreve.
Recomendo sim, o livro ‘E SE...’ de Giovanna Vaccaro e ainda acrescento com uma frase: comecei bem este ano de 2017! <3

NOTA: 10 

Link de compra
Site da Editora Coerência: http://editoracoerencia.com.br/



4 comentários:

  1. Oi Guinho, fiquei curiosa e vim ver sua resenha , eu acho a capa desse livro bem bonita, mas acho que a trama não faz muito o meu estilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      Obrigado pelo comentário! :)
      A capa é muito bonita mesmo, inclusive tem uma similar que, admito, o comprei na FLIR por causa disso! kkkkkk
      O gênero da Gi também não fazia meu estilo, mas a escrita leve e espontânea da Gi, me ajudou a mudar isso! ^^

      Excluir
  2. Tenho vontade de lê-lo para entender esse universo da Gi. Otima resenha e, ah, deja-vus são frequentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O UNIVERSO da Gi é muito gostoso de se explorar, por que tem uma leveza tipica dela! Com certeza, Dejà-vus são frequentes mesmo! rs

      Excluir